
Tropas ucranianas tentaram invadir fronteira russa quatro vezes durante cessar-fogo

As tropas do regime de Kiev realizaram quatro tentativas de invadir a fronteira do Estado russo desde o início da trégua do Dia da Vitória, informou o Ministério da Defesa da Rússia na sexta-feira (9). As tentativas de invasão ocorreram nas províncias de Kursk e Belgorod.
As unidades ucranianas dispararam 1.455 projéteis de artilharia, tanques e morteiros ao longo linha de frente. Também foram registrados 3.502 ataques de drones, totalizando 5.026 violações do cessar-fogo.

Sob tais condições, as Forças Armadas da Federação Russa se sentem no direito de responderem de forma proporcional às violações das tropas de Kiev, disse a agência. Ainda assim, as tropas russas que combatem na Operação Militar Especial continuam respeitando estritamente a ordem de cessar-fogo e permanecem estacionadas em suas posições.
O presidente russo, Vladimir Putin, anunciou uma trégua de três dias válida das 00:00 horas de 7 a 8 de maio até 00:00 horas de 10 a 11 de maio por ocasião das comemorações do 80º aniversário do Dia da Vitória e com base em considerações humanitárias.
Anteriormente, Moscou havia afirmado que o cessar-fogo proposto pelo presidente Vladimir Putin era "um teste para avaliar o quanto a Ucrânia está disposta a encontrar caminhos para uma paz duradoura e sustentável entre Rússia e Ucrânia".
Além disso, o ex-presidente russo Dmitry Medvedev alertou: "Se houver uma provocação ucraniana no Dia da Vitória, ninguém pode garantir que Kiev chegará ao dia 10 de maio".