Notícias

À imprensa russa, Mauro Vieira destaca papéis da URSS e do Brasil na Segunda Guerra

O chanceler brasileiro também falou sobre os acordos assinados durante a visita do presidente Lula à Rússia.
À imprensa russa, Mauro Vieira destaca papéis da URSS e do Brasil na Segunda GuerraSputnik / Alexey Danichev

Mauro Vieira, ministro das Relações Exteriores do Brasil, enfatizou a importância dos povos da Rússia e do Brasil na conquista da vitória na Segunda Guerra Mundial em uma entrevista à Sputnik divulgada nesta sexta-feira (9).

"A participação da Rússia na Segunda Guerra Mundial foi crucial para a vitória dos Aliados, sem a Rússia isso não teria acontecido", afirmou, conforme citado pelo veículo.

Ele também lembrou que o Brasil foi o único país latino-americano a enviar tropas para as duas guerras mundiais. 

Acordos importantes

O ministro destacou ainda que seu país e a Rússia firmaram importantes acordos no setor de energia e tecnologia durante a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

"O Ministro de Minas e Energia [Alexandre Silveira], que está aqui, já se reuniu com seu homólogo [Sergey Tsivilev] e com empresas russas do setor de energia e discutiu projetos importantes", afirmou Vieira.  

Ele também falou positivamente sobre os dois acordos firmados na quinta-feira pela ministra da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos. "A Rússia fez avanços tecnológicos muito importantes nas áreas cobertas por esses dois acordos, e estou confiante de que esses documentos (...) serão muito úteis tanto para o Brasil quanto para a Rússia", expressou.

De acordo com o Planalto, Santos assinou um memorando "voltado à promoção da pesquisa conjunta em diversas áreas, como clima, pesquisa polar, biodiversidade, biotecnologia, pesquisa nuclear, ciência e tecnologia espacial, tecnologias quânticas, astrofísica, física de astropartículas, pesquisa científica marinha e geodésia".

O segundo memorando é com o Instituto Conjunto de Pesquisas Nucleares (JINR), representado pelo diretor Grigory V. Trubnikov, que "fortalece a cooperação entre Brasil e Rússia na área nuclear".

OSZAR »