Em ligação com Modi, Lula lamenta vítimas de atentado na Caxemira

De Moscou, o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, conversou com por telefone com o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi.
''Lula manifestou a solidariedade do Brasil às vítimas do atentado terrorista ocorrido na região da Caxemira, no dia 22 de abril'', informou o Itamaraty nesta quinta-feira (8).
Na ocasião, o indiano convidou o brasileiro para uma visita ao seu país.
Lula expressou sua expectativa de que Modi possa participar da Cúpula de Líderes do BRICS, marcada para os dias 6 e 7 de julho no Rio de Janeiro, e reiterou o convite para que o primeiro-ministro realize um encontro bilateral no dia 8.
''O primeiro-ministro indicou que fará o possível para vir ao Brasil e que seu país apoia a agenda definida pela presidência brasileira do BRICS, em particular no que tange à defesa do multilateralismo e da paz'', lê-se na nota oficial.
Os dois enfatizaram o papel de destaque dos países do Sul Global na defesa da democracia e ''do comércio internacional baseado em regras mutuamente acordadas''.
As tensões entre Índia e Paquistão escalaram significativamente após um ataque armado no dia 22 de abril ter deixado ao menos 26 mortos na região da Caxemira.
- Desde então, as duas potências nucleares têm trocado ameaças, que culminaram com o lançamento, por parte das forças armadas indianas, da Operação Sindoor, que teria eliminado ''70 terroristas''.