
Metade dos alemães tem vergonha do papel de seu país na Segunda Guerra Mundial

Metade da população alemã sente vergonha do papel de seu país na Segunda Guerra Mundial, informou o jornal britânico The Guardian, citand dados de uma pesquisa realizada pelo instituto YouGov.
O levantamento, conduzido entre 3 e 16 de abril, por ocasião dos 80 anos do fim do conflito, analisou as preocupações atuais dos cidadãos de países ocidentais e suas opiniões sobre a postura das antigas potências do Eixo e o papel dos Aliados durante a guerra.

De acordo com os dados obtidos, 50% dos alemães afirmaram sentir vergonha do papel da Alemanha na guerra; 3% disseram ter orgulho, enquanto 40% responderam não sentir nenhum dos dois sentimentos.
Revisionismo e mudanças na percepção histórica
Os entrevistados também foram questionados sobre quem teve maior impacto na derrota dos nazistas. Comparando com uma pesquisa realizada em 1945, na qual a União Soviética era frequentemente citada como principal responsável, os resultados atuais mostram que apenas entre 17% e 28% dos europeus acreditam que a URSS desempenhou o papel mais crucial na derrota das potências do Eixo e seus aliados.
Vale lembrar que a União Soviética perdeu aproximadamente 27 milhões de civis e soldados, enquanto o número de mortos dos Estados Unidos é em torno de 418 mil e o do Reino Unido 384 mil.