Notícias

ONU manifesta preocupação com escalada militar entre Índia e Paquistão

O secretario-geral, António Guterres, ressaltou que o mundo "não pode se dar ao luxo" de ver uma escalada dessa natureza entre ambos países, que também são potências nucleares.
ONU manifesta preocupação com escalada militar entre Índia e PaquistãoKena Betancur/VIEWpress/Getty Images

O secretário-geral da ONU, António Guterres, manifestou sua séria preocupação em relação às recentes operações militares da Índia na Linha de Controle e na Fronteira Internacional, pedindo a ambos os países que ajam com "máxima contenção militar".

Em comunicado, divulgado por seu porta-voz, Stephane Dujarric, Guterres destacou o potencial impacto causado por um conflito aberto entre a Índia e o Paquistão, afirmando que o mundo "não pode se dar ao luxo" de ver uma escalada dessa natureza.

As declarações foram realizadas após os ataques com mísseis realizados pela Índia, os quais atingiram alvos em território paquistanês e na parte da Caxemira sob controle paquistanês. A operação, chamada de Sindoor, foi dirigida a instalações consideradas pela Índia como "infraestrutura terrorista", justificando que os locais atacados estavam relacionados a grupos que, segundo o Ministério da Defesa indiano, estariam por trás de ataques contra a Índia.

Entre os alvos estavam áreas específicas nas cidades de Kotli, Bahawalpur e Muzaffarabad, além de uma mesquita, todas situadas na região da Caxemira disputada, que, de acordo com o governo indiano, seriam pontos de origem ou apoio logístico para os ataques terroristas realizados contra seu território.

O ataque indiano foi uma resposta ao atentado ocorrido em 22 de abril, na região da Caxemira sob administração da Índia, que resultou na morte de 26 turistas. Como resposta, o Paquistão qualificou a ação como ''covarde e vergonhosa'', realizando uma retaliação logo em seguida, o que acirrou ainda mais a tensão entre as duas potências nucleares.

Compromisso com a paz

Na segunda-feira (5), Guterres reiterou seu compromisso com a paz, oferecendo novamente os "bons ofícios" das Nações Unidas para mediar a situação entre Índia e Paquistão. O secretário-geral destacou que a ONU está disposta a apoiar qualquer esforço que vise diminuir as tensões entre os dois países, enfatizando a importância de um diálogo construtivo nesse momento crítico.

"Agora é o momento de máxima contenção e de recuar do abismo. Essa tem sido a minha mensagem no contato contínuo que tenho mantido com ambos os países", afirmou o líder na ONU em declaração à imprensa em Nova Iorque.

Qual é o papel da Organização das Nações Unidas (ONU) nas questões globais? Descubra em nosso artigo.

OSZAR »